Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Sobre o Curso:

SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA - SBF

Objetivo geral

Melhoria da qualificação profissional de professores de Física em exercício na Educação Básica (Ensino Médio e Fundamental) e na Educação Superior (Licenciatura em Física).

Objetivo específico

Capacitar, em nível de mestrado, professores de Física em exercício na Educação Básica e Superior quanto ao domínio de conteúdos e técnicas atuais de ensino para aplicação em sala de aula com ênfase nos aspectos teóricos, metodológicos e epistemológicos e no desenvolvimento de métodos, materiais didáticos e práticas pedagógicas para o ensino de Física.

Público alvo

1. Professores de Física em exercício na Educação Básica (Ensino Médio e Fundamental).
  2. Professores de Física em Ensino Superior que atuam nas Licenciaturas em Física ou afins.

Natureza e especificidades

O Mestrado Profissional em Ensino de Física tem caráter de preparação profissional na área docente, focalizando o ensino, a aprendizagem, o currículo e o sistema escolar, sempre referenciado pela educação em Física. Está voltado, explicitamente, para a evolução e melhoria da educação em Física, seja pela ação direta em sala de aula, seja pela contribuição na solução de problemas educativos em Física, nos níveis médio e fundamental, e no nível superior na formação de professores de Licenciatura em Física ou área afim.

Este mestrado caracteriza-se também pela terminalidade - busca preparar o profissional para atuar na sala de aula e no sistema - e por altos padrões de produção didática na área da Física para o ensino médio. Distintamente do mestrado acadêmico em Ensino de Física, que não tem compromisso imediato com a sala de aula e tem o doutorado como continuação natural, o Mestrado Profissional em Ensino de Física visa diretamente a ação docente na sala de aula e no sistema escolar, sem comprometer o mestrando com a pesquisa acadêmica e com o doutorado.